Pegar a estrada e fazer uma viagem de moto, sozinho ou em grupo, é a oportunidade perfeita para conhecer novas paisagens e até novos países. É uma experiência inesquecível, principalmente quando se está preparado para enfrentar os trajetos. 

Mas  sucesso de uma viagem de moto depende de vários fatores e um dos mais importantes é um planejamento mínimo. Antes de falarmos o que é essencial ter para a sua viagem de moto, você precisa saber para onde vai e quanto tempo ficará na estrada. Por isso verifique a rota que você pretende seguir, para ter ideia da localização de postos de gasolina ou lugares que você poderá fazer a sua parada tranquilamente. Verifique também como estará o clima dos dias que você estará nas estrada, por exemplo, dias mais chuvosos pedem maior atenção e maior tempo de parada. De qualquer forma, no mínimo tente fazer paradas a cada duas horas, para esticar as pernas e se alimentar.

Feito o planejamento da rota, é hora de partir para a segurança da viagem de moto. Confira alguns itens essenciais para a segurança pessoal, como luvas, capacete, botas resistentes e jaqueta com protetores internos. Esses equipamentos são indispensáveis e garantem que os danos sejam minimizados em caso de uma eventual queda.

A moto também precisa estar em dia.  Ela precisa estar com os pneus calibrados, pastilhas de freio verificadas, tanque abastecido e bom nível de óleo. Se qualquer um desses itens não estiver em boas condições, o destino não deve ser a estrada e sim a oficina.

Na bagagem, leve itens para possíveis emergências. Leve um kit de ferramentas básicas, para ajudar na realização de algum reparo de emergência durante a viagem. Lembrando que cada moto é  única e requer ferramentas diferentes. Leve itens de reserva, como fusíveis e ao menos três lâmpadas: uma de pisca, uma de freio/luz de posição e a principal, a do farol. Conheça muito bem o manual do proprietário. Entender o máximo possível dos princípios relativos à operação de cada componente principal da motocicleta ajuda caso algo dê errado. Assim, haverá um entendimento do problema para o reparo ou na solicitação de auxílio profissional e diagnóstico da situação da moto.

Já quando o assunto é bagagem com itens pessoais para a viagem de moto, leve só o essencial, carregar muito peso fará sua moto gastar mais gasolina, desgastar os pneus e dificultar manobras. Se sua moto tem malas laterais ou alforjes, baú ou bolsa de tanque, sua vida está facilitada. Se não tem nada disso, é preciso ter um planejamento minucioso do que levar.

Para a pilotagem, use um roupas que ofereçam proteção e ao mesmo tempo não seja incômodo.

Gostou das dicas? A gente adora uma aventura. Por isso, conte com a Moto Jeans pra fazer a revisão da sua moto na nossa Oficina Multimarcas. Se precisar de qualquer acessório, visite o nosso Motoshop. E Boas aventuras!

Acompanhe mais dicas aqui no nosso site ou no nosso Facebook e Instagram.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

NOSSA CONCESSIONÁRIA